• (24) 3342-3819
  • (24) 9995-89433

Notícias

AUXÍLIO-DOENÇA POR DEPRESSÃO: POR QUANTO TEMPO É CONCEDIDO ?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O segurado do INSS que for diagnosticado com depressão poderá ter direito ao auxílio-doença, sendo de suma importância um diagnóstico médico para comprovação desta, além de ser indispensável a perícia do próprio INSS.

O prazo de duração do auxílio-doença poderá ser definido pelo INSS ao conceder o benefício, ou seja, o normal é que desde o início seja fixado um prazo no qual o segurado permanecerá recebendo o auxílio-doença.

Dessa forma, o tempo de afastamento vai depender da análise do perito do INSS, sendo fundamental e indispensável a perícia para afirmar quanto tempo o segurado estará incapaz para o trabalho (ainda que seja a perícia indireta - aquela feita a distância só com apresentação de documentos médicos!).

O perito poderá conceder um benefício de poucos dias, como até mesmo uma aposentadoria por invalidez que poderá durar o resto da vida.

Importante: é possível a solicitação de prorrogação do período e até mesmo recorrer administrativamente ou ingressar com ação judicial se não concordar com o resultado da perícia realizada.

#direitoprevidenciario #auxiliodoenca #depressao #direitos #advocacia #advogado #advocaciaprevidenciaria #beneficios #INSS #previdenciasocial

Avenida Getúlio Vargas, n°337, Centro - Volta Redonda/RJ, CEP 27.253-410